Powered By Blogger

sábado, 2 de agosto de 2014

PERSPETIVA DO OLHAR .

AS FLORES DO SEU BAIRRO


Assim como a edição anterior , onde eu mencionava as belezas escondidas pelos caminhos usuais que percorremos em nosso dia a dia, essa edição feita 
numa manhã de 5a feira, mostra que a nossa volta há muitas flores, cor, aroma, beleza e delicadeza , que da mesma forma , não percebemos ou pelo menos a maioria das pessoas não percebe.



Essas nossas amiguinhas , as flores , tão despercebidas,  nos emprestam sua graça em toda parte , sem nada pedir ( que romântico rs rs rs) , mas é verdade , elas estão por ai  a nossas volta, basta olhar ao redor, nas sacadas, varandas, canteiros, jardins, quintais, janelas, lojas, casas, escolas, praças... Por onde a gente olhar e durante o ano inteiro vamos encontrar alguma flor em algum lugar do nosso nosso bairro. 




Moro no bairro da Vila da Penha, num pedaço que fica literalmente no meio do caminho ,  entre o Largo do Bicão e o Carioca Shopping, e por aqui há muito mais flores que isso, não caberiam todos os registros que tenho das flores do meu bairro , vou ter que sofrer aqui pra escolher apenas alguns , rs rs rs. 


Quando eu estava tratando meu fígado em 2010 , tinha uma  médica ( Dra Paula Vaz ) que sempre me mandava caminhar pelas ruas do bairro, era uma forma de aerobicamente fazer o fígado trabalhar, e foi ai que comecei a perceber as flores do meu bairro. Como precisava de algo que me motivasse a sair de casa as 5 da manha para caminhar até as 7:00 comecei a CAÇAR flores.


Nessa época , eu não nem tinha esse equipamento fotográfico que tenho hoje, mas eu me saia bem sem ele :) ,  batia do celular e postava nas redes sociais , sempre ressaltando que eram as flores do local que eu residia, junto postava uma legenda dizendo que eu ia “Caçar Flores”. Esses álbuns ainda estão no facebook. Mas preferi recomeçar e fazer novos registros.

Hoje decidi pegar toda essa minha mania de observar os pequenos detalhes das coisas e transformar em ensaios sempre com o 1º Titulo de PERSPECTIVA DO OLHAR. e o subtitulo define qual será a perspectiva abordada. Aqui são as flores :)

Estou gostando de reviver o costume de aprimorar o olhar e enxergar além do óbvio.
Estou feliz em retornar ao velho e esquecido costume de caçar flores. Mas não é uma caça real , dessas que termina com uma vitima , como disse o fotografo Araquém, de quem sou muito fan , em uma entrevista... "A fotografia é uma caça , nós vamos atrás do objetivo , espreitamos , esperamos e no momento certo damos nosso disparo , mas no lugar de um defunto , fazemos um eterno ! "  ( Araquém Alcântara )

Minhas caçadas de flores são apenas meus registros sobre elas , não tenho grandes pretensões além da de tocar a sua alma com elas :D 

Não são registros para deixar ninguém em êxtase profundo tamanha beleza da flor e da foto , são apenas para mais uma vez levar você , que está lendo , a se perguntar se você nota toda beleza que existe a sua volta ... Olha , sou uma pessoa meio irritada , vivo questionando as
coisas erradas do mundo , das pessoas , defendo radicalmente minhas ideias , mas quando para pra observar a vida , vejo que há tanta beleza a nossa volta e que poderia haver bem mais.

Poderíamos ter mais flores em nossas janelas e quintais , poderíamos cobrar mais que os Governos
cuidasse melhor das praças e terrenos vazios da cidade , e outras ações que são bem fáceis de fazer e que agradam a nossa alma , trazendo um refresco ao olhar  tão acostumado a lixo , violência , abandono ...



Por isso adoro caminhar pelas ruas do bairro e ver o que as pessoas andam fazendo, ali perto da Light , perto da Rua Irutim , acho que na Rua Tessália se não me engano , um senhor que cuida de uma horta da

família ( bem grande por sinal , eles vendem para mercados e etc ) colocou pneus e dentro deles fez canteiros , não curti o colorido que deram e estão meio mal cuidadas por isso não tenho foto , mas pelo menos o cara foi lá e fez, se ficou ruim ainda é melhor que nada. Essa florzinha ( Beijo ) é de lá .

Ontem a tarde entrei por um atalho em frente ao
shopping e dei numa agulhinha de rua ali por trás da Flores Dama , num quintal bem pequeno , tinha uma moça sentada fazendo manutenção do jardim dela , pequeno e completamente florido. Fiquei fotografando e ouvindo ela falar ( essas florzinhas rosa são da casa dela ) ela dizia que era uma terapia , mas que as pessoas costumavam arrancar tudo , e ai ela teve que
fazer uma cerca de arame em tela , ( que me impediu de fazer as fotos pois ficam fechando na frente do jardim ) para impedir que as pessoas seguissem destruindo o que ela fazia com tanto amor. Tem esse lado ruim também.
não precisa arrancar , tem que respeitar que não é seu , está dentro do quintal de alguém que cuida daquilo com carinho , é uma delicadeza para todos , se arrancam , some , desaparece .


Sempre que vejo alguém arrancando flores seja de onde for , sempre paro a pessoa e a lembro que se todo mundo levar uma , em minutos não haverá mais nenhuma , se todo mundo que visitar um jardim rio , levar uma pedra dele , em breve ele não terá mais pedras. Isso vem do costume de querer possuir o que te agrada , mesmo que num involuntário ato de pegar uma flor , não nos demos conta disso, de que podemos amar , apreciar e deixar lá , não precisamos possuir

Então é isso , vou de novo fazer um convite a quem
estiver lendo , vá caminhar nas ruas do seu bairro e comece a perceber a beleza das flores . 
Se não tem uma maquina , registre pelo celular e se não tiver um celular , registre na memória.



e ai ? vamos fotografar a flor com a mente ??

É bem simples ....

Olhe para a flor atentamente , tentando perceber cada detalhe da cena em que ela está , feche os olhos e lembre da cena , lembre da flor , abra os olhos e olhe para a flor e a memorize , novamente feche os olhos e tente lembra da flor , faça isso varias vezes , é um importante exercício de memorização , e então feito isso , leve a flor com você , no seu olhar e na sua mente , na fotografia da  memoria .

Vai começar sim a notar a beleza a sua volta , tem casa bem pintadinha , cheia de flor , outras nem tanto
, tem casa humilde , casa requintada tanto faz , na maioria , se olhar bem , vai achar uma florzinha ....

Lembrei de uma moça que estudou comigo em um curso de fotografia , o nome dela é Kelly Duque e está na Itália , uma menina muito engraçada que adora uma florzinha rs
rs rs , sempre que tínhamos saídas para a pratica da fotografia , ela perdia horas fotografando as florzinhas rs rs , sempre lembro disso e dela quando faço foto de flor ha ha ha ...

É isso então pessoal , por hoje é só : = )

Bora pra rua andar e caçar flores para alegrar nosso olhar.

beijos a todos !

Texto e fotos de Simone Coutinho








Nenhum comentário:

Postar um comentário