Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Ensaios - o que tenho aprendido por ai

Muro do real Gabinete Português de Literatura


Então , lá vamos nós mais uma vez cobrar de vocês , fotógrafos ou não , que tenham um olhar mais aguçado sobre as coisas , pessoas , cotidiano e etc etc etc ...

Nas ultimas postagens falei sobre a perceptiva de observar as belezas do cotidiano , dos caminhos da cidade , das fachadas de prédios antigos , das esculturas e etc , também falei sobre as flores do seu bairro , que podem estar em janelas , lojas , shoppings , praças ,
canteiros , nas ruas , pouco importa que seja a metros da sua casa ou quilômetros dentro do seu bairro , há flores a nossa volta e quase nunca percebemos . 

Hoje eu vou falar sobre ENSAIOS ... Todo fotografo que se predispõe a trabalhar com ensaios tem que ter um olhar mais aguçado sobre as perceptivas do que pode ser feito nessa área , padecemos ( alguns ) , de uma profunda " preguiça " de pensar , de arriscar , de inovar ...  

Mais fácil perguntar do que tentar raciocinar , mais fácil copiar do que ter ideias ou inspirações , mais fácil ter alguém que faça do que tentar fazer, isso é assim em vários setores da vida , nas nossas relações , no nosso cotidiano , no nosso mundo corporativo enfim , o homem moderno é de certa forma muito preguiçoso , e eu me espanto pois cada vez mais e mais a gama de informação disponível só faz aumentar. 

Algumas vezes até de forma irônica , quando alguém me faz perguntas muito óbvias eu respondo - Olha perguntei ao santo oráculo Google e ele me disse .... rs rs pra mostrar a pessoa que o que eu fiz para responde-la , ela mesma poderia ter feito, rs rs.

Então é preciso ficar atento as possibilidades , as modinhas , ao tino comercial e ao potencial de uma situação virar ensaio, pode nem ser " original " mas que tenha partido da observância , do olhar , do interesse , da necessidade de inovar ... 

Quando eu estava terminando o curso básico , através de um exercício proposto de 10 fotos diária . decidi separar o exercício por seguimentos e através dele comecei a perceber o quão vasto era o seguimento ENSAIOS. . . A cada pesquisa
Andrea grávda
eu descobria uma nova possibilidade e assim que tive oportunidade , comecei a coloca-las em prática , chamando amigos e amigas para me companhar , daí surgiu minha 1a experiencia gestante.
Foi com uma amiga que estava grávida de 8 meses e meio , já prestes a ter o bebe mas que ainda não tinha sido fotografada e lá fomos nós fazer o ensaio, foi divertido , gostoso de fazer , uma alegria para ela , pra mim e para os amigos que iam ajudar e fazer companhia , no final rendeu 5 locações e 142 fotos variadíssimas ... 

Quem me ensinou ? Ninguém , eu estudava foto , então tudo que for foto , tenho que saber fazer , eu acho ... 

Ai como achei legal isso de fotografar amigos , decidi recriar um ensaio vintage +/- Pin Up que tinha visto de um outro amigo do mundo de foto , escolhi a mesma locação , e la fui eu a cata de  uma amiga disposta a ser vitima :D 

Escolhi uma amiga irreverente , tatuada e essa já me mostrou um outro seguimento de ensaio conhecido por Suicide Girls , que são meninas bonitas ,
Roberta no ensaio vintage
tatuadas , pin ups ou não , mas 100% em fotos sensuais , ousadas ( ainda quero fazer esse ensaio o mais ousado possível ) , e fomos nós duas , pesquisando na internet , vendo livros , revistas , partindo para compras no Saara e assim fomos produzindo nós mesmas , fotografa e modelo , o que tínhamos em mente . 

Mesmo sendo novatas no assunto , fizemos um ensaio legal que nos rendeu muitos elogios , é a iniciativa , o olhar mais atento , a vontade de fazer do seu jeito o que muitos fazem.

Dai gostando cada vez mais e mais dessa pegada de ensaios temáticos com amigos de cobaia rs rs rs , veio o desafio de fazer um bebe ... Eitaaaaaa não tem como dirigir um bebe , ele não faz poses , não segue seu time , a hora é a dele ,
Rafinha no Parque
de rir , de ranhetar , de chorar , de dormir , ai que medo !! Quero um bebe !!! e foi então que entrou em cena minha top baby model Rafinha ( coisa rica modeuzi ) .

Minha amiga querida , irmã , mãe e tudo mais , rs rs rs tem uma bebe que é a coisa mais linda da tia e parti para a empreitada de clica-la de todas as formas possíveis , e lá fomos nós de novo , eu e mãe a estudar o tema , pesquisar as possibilidades , absorver todas as informações de como clicar uma baby .... Foto eu sei fazer , produção também , mas dirigir uma bebe é impossível , e fiz então meus 1ºs clicks infantis e sabe o que me deu mais prazer ? A felicidade da mãe que não parava de repetir :
- Ai que lindoooo, minha filha parecendo foto de revista !!!

Rafa na Copa
Ha ha ha nessa nossa ( mais minha do que delas ) trajetória de explorar possibilidades veio a COPAAA !!!!   mas é claro que não poderíamos deixar de fora o ensaio Rafinha na Copa 2014 rs rs rs  , tá na vidinha dela esse momento , em meio a polemica de: Vai ter copa , não vai ter copa , ja teve copa , acabou a copa , deixa pra lá , nos só queríamos saber de inventar ensaios para rafa rs rs rs

Dessa vez a unica produção foi arquinhos temáticos e as roupinhas que mamy comprava pros dias de jogo, fomos por ali mesmo nas ruas do bairro , a cata de uma boa pracinha ( não tem ) pra fazer o ensaio temático da copa , levamos bolas variadas de tamanho e cor , a toalha foi uma bandeira do Brasil e somente isso ...
Pra que mais ? Tá ótimo ! A simplicidade rege meus ensaios , utilizo o principio aplicado nas montanhas ( sou  montanhista ) onde defendemos que o menos é mais :D

Depois pesquisando sobre ensaios modinha , descobri o tal Smash The Cake ,
Rafa e o bolo
meio polemico , muitas pessoas acham um absurdo estragar um bolo , outras adoram a bagunça , eu particularmente gostei , não teve desperdício nenhum , nós levamos o bolo inteiro e trouxemos o que sobrou dele e todo mundo comeu feliz :D ....

De novo  eu e minha amiga , mamy de Rafa ( Ritoca ) partimos para estudos e pesquisas de como fazer esse ensaio , descobri que havia até referencias de pedagogas e psicologas orientando ( dicas incríveis obtivemos na net ) . Partimos para as referencias visuais de outros ensaios , e lá vem debate , a mãe quer com roupa preocupada com o vento , eu preocupada com a interferência da roupa nas lambanças , e debate onde vai ser feito ,
 faz em casa , faz na rua , faz no quintal , faz onde afinal ? rs rs

Decidi escolher uma palheta de cores bem menina que variava do branco ao roxo passando pelo rosinha , pink e lilás , sempre quero algo diferente do que todos fazem ...

de Referencias visuais ,sempre via nos ensaios um gramado , uma toalha , um bolo .... um estúdio e alguns fundos ... ok ! Já sei o que fazer e Partiu Saara !!!

Criei uma mistura de fundo que vi em estúdios com alguns toques meus e uma base que pudesse ser lavada e utilizada no dia a dia , no lugar das toalhas , usei um tatame de EVA nas cores da palheta , e uma coberta felpuda rosa por cima , já a saia de bolota e babados que era linda , ela arrancou e como bebe você precisa contar com o imprevisto , vai de fralda mesmo rs rs , chamei 2 amigas de fotografia queridas , para junto comigo testar essa delicia de ensaio que é o tal SMASH THE CAKE ...

Adoramos , nos fotografas , a mãe , a bebe ... os curiosos a nossa volta , as crianças da comunidade querendo invadir geral .. rs rs foi uma experiencia maravilhosa numa
bela tarde de sol.                  

Escolhemos por fim fazer ao ar livre , aproveitando melhor a luminosidade natural do que um monte de flashes e difusores em cima da criança.

Nesse meio tempo a Rafinha começou a andar , fez um aninho , não teve festa porque terá no 2º aninho , na concepção dos pais será quando ela vai de fato curtir , mas fizemos uma montagem domestica para registrar o 1º aninho , e tome saara e mais saara rs rs , resultado:
Um moooooooooooooooooooonte de bolas coloridas , bolas e mais bolas e mais bolas e mais bolas , ia do chão ao teto kkkkkk e a gente com 
pena de desfazer delas ... e observar aquele monte de bolas amontoadas , aquele monte de cor , cada vez que a rafa passava por elas foi despertando o olhar , não só meu , a Mãe teve a mesma ideia que eu tive , porque não fazer umas fotos dela com essas bolas ? Looooogico , inclusive eu tinha visto um ensaio num site americano justamente de um garotinho numa sala vazia toda branca e algumas bolas em tons de azul.

Então , esvaziamos um comodo da casa , jogamos todas as bolas nele e soltamos a Rafinha no meio delas e assim , criamos mais um gênero de ensaio que posso usar com babies e crianças ... bolas !

Nem gasta muito , com 3 sacos de bolas redondas tamanho 8 coloridas fizemos
Rafa e as bolas
cachos e mais cachos de bolas , e umas soltas pra dar movimento , uma roupinha um pouco neutra ( já que há muita cor ao redor ) uns brinquedinhos para ela se distrair e clicar :D

Nesses ensaios é legal não ter muita gente , prefiro mesmo eu e a mãe e quem sabe mais alguém , muita gente acaba interferindo , palpitando , querendo te ensinar onde clicar , como fazer e seu humor vai pro espaço , então como a foto é algo ligado ao estado de espirito com certeza , melhor prevenir e pedir aos pais do bebe que deixem você livre para agir e que nao tenham mais pessoas além deles.

Agora não sai da minha cabeça 2 novos ensaios que quero testar , PRIMAVERA e TAL MÃE TAL FILHA  ....  Acha que estou inovando ? Que ninguém jamais fez isso ? Sabe de naaaaaaaaaada inocente ! Apenas não sou preguiçosa , estou
Andréa e Maria Flor
sempre as voltas de inventar algo novo , de mobilizar pessoas a se apaixonar pela fotografia , a estudar , a exercitar o ato de fotografar seja como for , de maquina , de celular ...

Quero a vida em constante movimento de mobilização e com isso vivo a cata de referencias , vivo fazendo pesquisas .

Me sinto privilegiada por conhecer a minha volta essas mulheres lindas com filhas e filhos lindos e todas elas confiarem demais em mim , no meu gosto , nas minhas ideias , no  meu trabalho. Eu proponho e elas topam ... Adoooooro !!!

Para fazer o ensaio PRIMAVERA , tenho a Ritoca e a Rafinha , sempre !!!! Ah e lembra daquela gravida linda , minha 1a cobaia ?? Rsrsrsrs hoje ela é mãe desse encanto de bebe e logicamente está no topo da lista não apenas para o ensaio primavera como para o tal mãe tal filha ... Aliáaaaaaaas a ideia foi dela , eu propus um ensaio com ambas na grama , com arcos floridos na cabeça e roupas claras e ai ela me perguntou , seria algo estilo Tal mãe tal filha ? e pliiiiiiimmmm idéeeeeia !

Siiiim isso amiga é isso ! vamos pesquisar ... Opa , partiu saara pra achar roupas e tiarinhas , mas uma colega fotografa de SP deu a dica de que ela mesma faz suas tiaras floridas , então ... Fiz as minhas !!!! :D
Referencia de foto de internet

Só que o ensaio tal mãe tal filha , tal pai tal filho , não está engessado na ideia de
bebes , não mesmo , eu achei coisas lindas na internet de senhoras e suas filhas , senhores e seus filhos , em alguns casos achei gerações tipo bisavó , avó , mãe , filha todas na mesma foto cada qual no seu estilo de vestir com roupas feitas do mesmo tecido , liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindo !!!!!!

Referencia de foto de internet
 Decidi então começar esse estilo de ensaio chamando minas primas Jack e Ju para fazer com suas filhas Bruna e Gabi ( as 4 são lindas ) só depois é que farei com as mamys e seus bebes ...

Muito em breve estarei vindo aqui terminar essa postagem com as fotos de Jack & Bruna a 1a dupla dos ensaios Tal mãe , Tal filha em andamento , depois pretendo fazer o de Ju & Gabi , Rita & Rafa e por fim Andréa & Maria Florzinha ...

GRATIDÃO Meu Deus por essas lindas mães e suas filhas :D
Referencia de foto de internet

Queria fazer também um de tal pai tal filho com meu irmão e seu caçula , ainda vou propor e estou com ideias de fazer no estadio do Vasco ...

Então pessoal , é isso , espero que essa minha postagem mostre a vocês que não é tão difícil ser criativo e que a preguiça do pensar e do mover nos limita demais a achar dentro de nós um potencial que nós mesmos desconhecemos .

Beijos até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário