Powered By Blogger

domingo, 24 de fevereiro de 2013

GRUTAS DO SPAR - INOÃ - MARICÁ - RJ


Foto de Joseph Lopez ( Eu , alessandra , Jana , Erica , Quenia , Claudio , 
Gleison , Sandro , Mariana , Joseph .. não sei o nome do amigo super simpatico 
na frente do sandro , e a Rosane também não saiu nessa ) , parece tudo amigo de infancia ? 
que nada , 99% se conheceu ai no dia . Não se limite com essa coisa de 
não conheço ninguem , vá e conheca ! Saira com novos hematomas e novos amigos rs rs rs
Domingo de sol , adivinha pra onde nós vamos ? ♫♪   Não , não a gente não foi pra Praia de Ramos , a pedida desse domingo foiconhecer as tais GRUTAS DO SPAR que ficam em um bairro de inoã , chamado Spar em Maricá RJ. 

minhas famosas apostilas de trilha

As GRUTAS DO SPAR na verdade são cavernas feitas pelo homem no seculo passado quando no bairro do Spar existia uma mineradora , hoje no lugar dela existe uma pedreira que esta gradativamente extinguindo a mata em breve não existirá mais nada ali além de um imenso espaço reto.
Tava no decorrer da semana vendo os eventos que me convidam pelo facebook , é balada , feijoada , pagodada enfim um quilo de coisas que não me interessam , quando de repente me bate aos olhos GURTAS DO SPAR ... oi ? Grutas ? onde ? 
Nosso café da manhã
 Fui pesquisar na net e comecei a ver fotos lindas dessa extinta e secular mina e foi me dando interesse , o evento tava lá paradinho , sem muita animação e tal e lá fui eu .... add o pessoal que ta na pagina do Trekking Free , comecei a postar fotos e mais fotos , buscar links de sites e a motivar a turma ... logo começou a aparecer as pessoas se interessando e começamos a montar a logística de como iríamos .. a principio eu dormiria na Rosane e o Felipe se uniria a nós e ponto , mas foram chegando amigos daqui dali , pintou 2 carros e ai montamos uma tropa , nas vésperas da parada algusn saem e 2 entram, no final das contas fomos
Inicio da trilha ao lado da Igreja
Quenia , Erica , Mariana , Eu , Gleison , Sandro , Joseph , Claudio e se uniu a nos Luciano e depois Rosane com o sobrinho Lucas , sob minha responsa estavam  11 pessoas  ...
A turma do rio se reuniu as 07:00 no piranhão e metemos o pé para Marica , pegamos o Luciano em Rio D’ouro e fomos ... como a gente é festeiro e tudo é motivos de farra combinamos um café da manha , há há há pessoal vem com aquela coisa sizuda , séria ôeu faço montanha ô eu passo 8 dias com 1/2 barra de cereal rs rs rs RELAXA POVO !!! Trilha urbana , baixa não é teste de sobrevivência na selva do amazonas há há há há é diversão saudável , segura ( depende de onde e com quem ) e barata ... o lance é ser maneiro . 
Montamos nossa mesa de café farta como sempre , tomamos nosso lanche e esperamos o pessoal.
Sandro e Luciano debaixo do Jamelão
Mariana e Erica catando as pretinhas
Logo Chega o Luciano Gomes responsável pelo evento e uma surpreendente pessoa  , uma enciclopédia na mata , eu brincava com ele falando cara você é um livro , vem cá que vou passar a pagina ...  a cada passo ele nos ensinava algo , essa planta vc corta e faz dela sabão de lavar roupa , essa planta você come ,essa não come , essa você da banho no cachorro pra eliminar coceira , essa vc faz chá calmante , essa vc isso vc aquilo MARAVILHA !!!  Uma matinha baixa 01 horinha de subida ali em Maricá e cheia de frutas , de erva medicinais , de curiosidades mas infelizmente condenada a morte pela presença da crescente urbanização e da pedreira removendo tudo.
A pedreira
       Alcançamos uma arvore de Jamelão , que deliiiiiiiiiiiiiiiiiiiiicia , eu nunca tinha comido Jamelão , na minha casa teve mamão , goiaba , caqui, perto de casa tinha amora , manga , cajá , carambola , genipapo , sapoti , amora , jabuticaba mas Jamelão , nossa que delicia , me fartei de comer e fiquei com a língua roxa há há há.
Seguimos e logo logo alcançamos as tais grutas , lindas lindas lindas , é facinha de entrar e sair cheia entupida de morceguinhos que não nos fazem mal algum , o chão é brilhoso de tanto quartzo , mármore , e o incrível material que fabricava a resistência de ferro elétrico , se chama MICA , muito legal mesmo.
Mica - Usado em resistencias de Ferro elétrico
Seguimos adiante para alguns pontos elevados que servem de mirante , bate papo aqui bate papo ali e foram todos subir para o rapel , como eu que já não curto rapel estou com muitas dores nos pés devido a problemas ósseos decidi não ir e a Rosane me acompanhou , descemos tranqüilas , 
Eu e Lucas posando de metidos

passamos tensa por uma parte inclinada da pedreira que deixa um rastro imenso de micro pedrinhas soltas ( não há bota no mundo que segure ali rs rs desllliiiiiiiiza demais ), para mos debaixo da arvore de Jamelão para um descanso rápido e voltamos a descer , daí logo alcançamos a rua mas antes paramos em varias árvores frutíferas para colher e comer , seriguela , limão , Jamelão , Acabate , Jaca a trilha é abençoada ..

Rosane e Lucas no pé de Jamelão abaixo Seriguela e Jamelão
Durante toda a subida e descida a gente comeu frutinhas maravinhosas pela trilha , que tem muitas casas , nenhum ponto de água , é bem quente , mas logo acima entra numa matinha que dá uma aliviada , quando chega nas grupas é o paraiso pois é geladinho. 
outra coisa que me chamou a atenção foi que apesar da presença de casas , de uma gigantesca pedreira comendo toda a natureza , apesar de ser grutas cavadas pelo homem pois é uma mina extinta , ainda há uma grande quantidade de vida na mata , fauna e flora resistênte apesar da ação degenerativa do homem em relação a sua presença predadora. a Natureza luta para sobreviver ...  
a lingua roxa de tanto comer Jamelão
Lá em baixo no ponto inicial da trilha um Oasis rs rs um quiosque com cerveja gelada e uma comida  m a r a v i l h o s a m e n t e bem temperada  ... comemoramos essa inusitada aventura brindando com a cerva e esperamos o pessoal ...
Resumo da ópera , logo ali , bem ali tem ( por hora ) uma aventurinha fantástica que vale à pena conhecer , não deixe de juntar seus amigos , encontrar alguém do local que conheça e meter o pé para conhecer as GRuTAS DO SPAR , eu adorei !

Eu derretendo de calor
Meus amados pézinhos :(



Eu na Gruta



Eu na Gruta
Bruno descendo pra testar a corda
Morgceguinhos , muitos e muitos
 e assim foi nosso muito quente porém  animadissimo domingo e pra você que só reclama da vida , vai ver o que tem lá fora , junte pessoas , nem precisa conhece-las , basta vc organizar algo que elas aparecem e voce faz novos amigos , como naquele filme antigo em que tinha uma frase sempre repetida - Construa que eles veem ! é mais ou menos assim , deixa de mimimi , deixa de frescura , deixa de tristezas , a vida é bem simples e vc não tem que esperar por ninguém , voce faz seu caminho , voce faz sua estrada , 
Eu e Rô comendo que ninguém é de ferro!






comprar desafetos , se clonada , virar alvo disso e daquilo faz parte mas faz parte também um dia como o de hoje onde um bando de estranhos se divertiram como amigos de infancia numa perfeita harmonia ..
 QUE SE LEVA DESSA VIDA ? A VIDA QUE A GENTE LEVA!
Sou de um grupo que organiza eventos de Outdoor pelo facebook e nesse dia tivemos contato com um grupo de desbravadores mirins , um grupo de escoteiros , um grupo de Maricá ligado a cursos de escalada , rapel , sobrevicencia na mata , salvamento e reconhecimento de plantas , foi uma aula demonstrativa desses conhecimentos caminhar com o Luciano Gomes , ele vai o tempo todo mostrando e falando das plantas que encontra ... No final ele oferece um rapel ao pessoal e de GRAÇA !!! Gosto de gente que como eu visa o prazer da coisa pois nem tudo nessa vida é ganhar dinheiro , eles tem o curso , poderiam cobrar mas fazem tudo por amor , e tudo com um bom humor 
incrivel , uma alegria , boa vontade , são solidários não distanciam e se distanciar Piiiii Piiiii apito para juntar de novo , me faz sempre lembrar dessas pessoas que dizem não poder andar em grupo porque se andar de vagar a perna doi ... dói nada devia doer é a vbergonha na cara ha ha ha no mato tem que ter solidariedade não com seus amigos apenas mas com todos e isso eu vi na gente simples de Maricá , sem aquelas poses de metidões sabem tuuuuudo de mato !
Abaixo umas fotos dos amigos que estava no dia Erica , Rosane , Gleison , Joseph ... catei tudo no facebook rs rs
Entrada de uma das galerias , cheia de morceguinhos


Bacana demais essa foto do Gleison entrando na gruta


é um rapel baixo mas lindo mesmo


barrancão tenso de subir e de descer , desliza demais


Joseph na Gruta
barranco formado das sobras de onde a pedreira cava
Gleison na gruta
Então é isso pessoal , logo ali super tranquilo de ir estão as Grutas do Spar
Esse evento gratuíto foi proporcionado pelo Luciano Gomes Fernandes
 

2 comentários:

  1. Amiga, sabe me dizer como, faço para pegar essa trilha? a entrada dela, e é necessário fazer rapel, para entrar nas grutas?

    ResponderExcluir
  2. O meu noivo mora ao lado dessa pedreira e estou muito encomodada com ela, gostaria de fazer denuncias e tentar amenizar isso. Esses dias tinham 4 macacos na janela dele,o impacto ambiental que ele estão causando é absurdo. Sou estudante de biologia e nao vou deixar isso correr solto. segue meu contato, por favor preciso de ajuda. camiladepaula50@hotmail.com

    ResponderExcluir