Powered By Blogger

domingo, 26 de julho de 2015

Divando na Zona Sul do Rio Graciele Diniz

Pinapando com Graciele Diniz por ai no Rio de Janeiro.


Não vou me alongar explicando sobre Pin Up . Mas como a tradução do termo já diz , lembra um alfinete prendendo algo acima , é por ai mesmo o significado do termo PIN UP.

Na época da 2ª Guerra Mundial , os pracinhas americanos , saudosos de suas garotas , prendiam com alfinetes ( pin ) fotografias de moças sensuais , mas não sexuais explicitas , bem no alto ( up ) das camas , pois sonhar com elas aliviava o peso da guerra.

Logo se tornaram uma febre e passaram a ser pintadas também nos aviões.

As Pin Up se tornaram uma lendária figura da mulher sensual , mas não vulgar , sapeca de expressões infantis , matreiras , mexem com a imaginação muito mais pela insinuação do que pela exposição. Como o culto ao corpo magro só iria a surgir nos anos 80 , graças a Deus nas décadas de 40/50/60 as mulheres tinham curvas e sem essas curvas não é possível representar uma Pin Up.

 

As Pin Ups são americana em sua essência e ambientada nas décadas de 40/50 no máximo do máximo 60 . 


Graciele  Diniz  topou viver uma Pin Up nesse ensaio , para sua caracterização ficar perfeita , escolhemos a década de 50 como inspiração. Partimos bem cedo para as ruas da Zona Sul do Rio. 

Para retratar o look com exatidão juntamos forças com a Maquiadora Nanda Ouriques e a Fotografa Ana Gaspar e eu Si Coutinho.


Juntas nos 4 pesquisamos sobre tudo que se usava nos meados dos anos 50 inicio dos 60. Pesquisamos até tons de esmalte , maquiagem e etc. Mas como não foi possível uma recriação exata de época , fizemos um ensaio de inspiração.

Optamos por usar 3 estilos de Pin Ups: 

A Rockabilly que tem referencias com rock caipira americano , 

a Cheesecake que são as pins angelicais e 

a Hollywood que reflete o glamour das estrelas de cinema dos anos dourados. 

Assim , lá fomos nós para as ruas da Zona Sul , de manhã bem cedinho começar nosso dia de PIN UP.

Toda produção de ensaios , com modelos ou clientes , começa com a gente organizando via whatsapp e rede sociais tudo : locações , vestuários , acessórios , maquiagem , cabelo. 

Marcamos os locais e começamos pela maquiagem , uma maquiadora profissional faz toda diferença , a Nanda por exemplo, estuda a temática do ensaio pesquisa referencias e depois submete a aprovação das fotografas , e assim é tudo até decidirmos que estamos prontos para fotografar.

Outra coisa que temos muito cuidado é com a escolha das locações , tem que estar dentro da temática e proporcionar o pano de fundo ideal.


Depois é só seguir o cronograma do ensaio e tudo dá certinho.

Este da Pin Up escolhemos começar por praias da Zona Sul , utilizamos 3 praias diferentes.

também fazemos fotos pela rua ao acaso , vamos andando e fotografando conforme a oportunidade de cena se apresenta. 

Curiosos e rapazes exaltados sempre são nosso grande desafio, é difícil as pessoas respeitarem o trabalho feito em rua , elas sempre acham que podem entrar , interromper , invadir querer sair nas fotos ha ha ha ha , stress com certeza.  

O jeito é manter o foco no que deseja fazer.

A maquiadora nos acompanha antes e durante o ensaio , retoques são importantes , já as unhas e cabelos costumam já vir prontos , seja nas modelos ou clientes , pois além de tomar tempo em demasia , aumenta o custo para os clientes e dificulta na mobilidade . Por isso , sempre pedimos que clientes e modelos cheguem de cabelos prontos , unhas e sobrancelhas feitas , e dentro do ensaio a ser feito. o Cuidado para que o  máximo possível de referencias ligadas ao que se usava na época seja preservado é uma exigência minha que não abro mão. e como todos dizem , sou durona , não dou mole !



Gosto muito de pesquisar referencias e tenho um cuidado perfeccionista com elas , mas me deixo espaço para incluir minhas referencias pessoais que compõem minhas assinaturas em cena.

Exemplo: A Pin Up lendo gibis que foi recentemente plagiada por outra pessoa , as referencias falavam de livros , jornais de época , revistas femininas e eu pensei : Porque não gibis daquela época ?

Afinal , meus pais eram daquela época e me criaram lendo eles , assim  eu busquei os mais antigos e com cuidado sobre o que aparecia nas capas da frente e verso , introduzi o elemento no ensaio. 


Fizemos nossa linda pin up loira , de roupinha fresca e leve , displicentemente lendo um gibizinho na muretinha de uma praia. Uma das cenas que mais me agradou , já era fim de tarde e a famosa Hora dourada começava a aparecer.

É essencial lembrar que a beleza do ensaio depende do quanto você estudou as referencias , do quanto se empenhou em executar a produção , encontrar maquiadores profissionais que são a azeitona da empada , sempre lembro que o fotografo não trabalha sozinho e não faz milagre , por mais talento que ele tenha em dirigir e fotografar , precisa de pessoas a sua volta com a mesma paixão pelo que faz .

O trabalho de pesquisa prévio ao ensaio é tão importante quanto o trabalho de execução das fotos e de edição posterior.

Nada mais piegas que se propor a fazer algo e no fim desobrir que acabou fazendo outra coisa diferente.

Pra mim a Maquiagem é um dos principais elementos , e eu conto com excelentes contatos de maquiadoras , além da Nanda Ouriques desse ensaio , conto com mais 4 ou 5 meninas que nos dão suporte.

Quando o cliente ou modelo nos procura para fazer um ensaio , avaliamos pelo tipo da pessoa , altura , peso , rosto , estilo , cabelos e através de uma pequena entrevista virtual o que cairia bem pra ela e fazemos a sugestão , quando informamos a Graciele que pelo tipo dela o ensaio adequado seria de uma requintada Pin Up , soubemos que ela tinha esse grande sonho de viver uma e nunca tinha tido a chance.

A felicidade dela em fazer esse ensaio brilhou e transpareceu nas fotos.

Bem , é exatamente isso que faço , tiro sonhos do armário , trago pras ruas do Rio e os eternizo em fotografia . Nunca é tarde para viver algo de sua fantasia , seja uma fabula , seja recriar alguém , reviver uma época ... Não importa , só importa fazer ser real pelo menos uma vez.  

No geral , o ensaio de Pin Up da Graciele , foi muito proveitoso e rendeu excelentes fotos , como não cabem todas no espaço do Blog , um apanhado por sequencia , dá a ideia do que foi.

SEQUENCIAS DO ENSAIO PIN UP GRACIELE DINIZ


 Já é uma assinatura eu usar as bolas nos ensaios , comecei com as adolescentes , levei para as gestantes e agora também faço presente nos temáticos o uso da sequencia com bolas.


Sequencia Rockabilly  , em uma localidade da zona sua do Rio achamos as escadas perfeitas para nossa Rockabilly se encantar pelo Rio.


Sequencia muretinha com Gibis ... Rsrs a tal que foi plagiada , mas como disse a parceira de fotografia Ana Gaspar , toda cópia é no fundo uma homenagem e nos sentimos lisonjeadas de termos sido copiadas.


Sequencia divando na Praia pela manhã , começamos as 7h da manha com assedio , proteção da PM e tudo mais , rs rs rs trabalhar na rua sempre rende ótimas histórias.


Sequencia Sou Rica e fina rs rs o Rio só pra mim ... foi divertida essa sequencia que contou com a liberação dos militares para que um grupos de mulheres civis pudessem fotografar numa área restrita.


sequencia sou uma estrela trás o telefone aqui na rua pra mim , rs rs rs essa foi interessante e a gente não conta mesmo onde foi , a maioria das pessoas passa de lá pra ca todos os dias e nem observa o potencial de cena disponível na rua , no cotidiano. Eu não , eu vejo eu saco , eu volto e fotografo.


Sequencia Rockabilly 2 , ela o mar e a máquina , na palheta de cores , a suavidade dessa sequencia me encantou demais , a sutileza das fotos , movimentos , deixou o gostinho de que poderíamos ter explorado mais.   

Então é isso que fazemos e esse foi o ensaio de Pin Up , divando pelas ruas do Rio com Graciele Diniz , levamos 1 mês montando a produção toda , 1 dia inteiro para a execução das fotos , 2 semanas para a seleção e edição das mesmas e levamos em média 30 dias para a entrega do trabalho pronto em fotolivro com CD .


Toda produção do ensaio Pin Up contou com peças do acervo pessoal de Simone Coutinho , Graciele Diniz , Ana Gaspar e Nanda Ouriques.


No entanto se o cliente não tiver tempo ou disposição para se empenhar na produção de elementos , acessórios , vestuário  dentro do tema escolhido, assumimos a mesma mediante a negociação , tudo é possível.

Somos todas localizáveis para trabalhos pelas redes sociais através dos nomes citados , mas também pelo e-mail sicoutinhofotografia@gmail.com ou pela fan page no Facebook https://www.facebook.com/fotoartisticasimone

Que tal nos contar qual ensaio desejaria viver ? Casais , família , colegas , gestante , adolescente , adultos , com motivo ,sem motivo ... Todos podem fazer um ensaio temático , nós estamos aqui pra realiza-los.


UM BEIJO

Simône Coutinho
Fotografa
Cel Whatsapp 21 992140827






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário