Powered By Blogger

terça-feira, 29 de julho de 2014

CONCEITUAL

Quando eu estava estudando eu postava diariamente fotos separadas por seguimentos, o pessoal gostava bastante , daí com o tempo fui deixando se fazê-lo.

Mas por esses dias, em conversa com um amigo do ramo , debatemos o que é FOTOGRAFIA CONCEITUAL . Bem , lembrando que CONCEITUAL se aplica a tudo aquilo que tende a construir um conceito , você pode ter , matemática conceitual , psicologia conceitual , moda conceitual , arte conceitual .... E logicamente fotografia conceitual. Mas o que vem a ser? Será que TUDO que sair do normal pode ser considerado conceitual? e onde fica a Arte em fotografia , pode ser apenas uma foto artística e não necessariamente conceitual .

Para que uma arte, foto , peça , tese seja determinada como conceitual ,precisa ter um algo a mais nela , algo que te leve a refletir , uma idéia nova a ser debatida , uma questão , um pensamento .... Um conceito !

( Simone Coutinho )

Uma boa definição que achei na net foi que FOTOGRAFIA CONCEITUAL é muito mais que captar apenas momentos que já estão lá prontos para serem fotografados. É o ato de captar mais que uma imagem, é captar um conceito ou significado que os olhos dispersos não conseguiriam perceber, é ter pensamento aberto e abstrato para ser capaz de ver além da imagem. Este tipo de trabalho segue exatamente o velho ditado :

“Uma imagem vale mais que mil palavras“.( Desing’ON )
 

E como fica isso na MODA , a moda é por natureza e definição uma coisa comercial , consumível , daí tudo que não compreendemos numa passarela chamamos de DESFILE CONCEITUAL , mas será que são todos ? Algumas vezes , os artistas , estilistas , fotógrafos , escritores e afins , exageram tanto no uso do chamado conceitual , que acaba criando coisas que simplesmente fogem a compreensão , é preciso ter cuidado para o conceito não virar expressão de delírio .

 

A moda conceitual , mesmo que pareça estranho moda que não é para ser consumida , está ali para levar o espectador a reflexão de algo , tem que mexer com os conceitos pré existentes ... Tipo : Homem de saia , mulher careca , casais gays e por ai vai .... 

Quando classificar algo de CONCEITUAL , certifique-se de que de fato é um conceito e não apenas uma bela foto , um desfile estranho e etc.

( Simone Coutinho )

Reuni uma seqüência de fotos conceituais , que de fato , muitas trazem uma inquietação , levam a refletir .

vou postar abaixo uma sequencia de fotos conceituais e copmo exercicio , sugiro que reflita e tente definir a mensagem por tras da imagem , assim comecará a discernir o que é FOTO ARTISTICA de FOTO CONCEITUAL do que é ESTRANHO E DIFERENTE do que é CONCEITO ...

Boa pratica !!! 


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário