Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

PONTA DA JOATINGA 2012


DEMOROU MAIS SAIU !!!!


RELATO DO FERIADO 02/11/12 NA PONTA DA JOATINGA / PARATY 

MAPA DA JOATINGA


Decidimos no feriado de 02/11/2012 trocar a não mais tão procurada travessia de Angra x Lidice pela paradisíaca travessia da Ponta da Joatinga , eu havia aberto um evento pelo facebook e estava bombado , +/- 20 pessoas na lista , mas o tempo virou e muitos roeram a corda uns até nos acusando de “sem juízo “ ... 
Bem 7 dos 20 não tinham opção , passagens compradas sem garantias de troca , com chuva ou sem chuva decidimos ir , como já é comum pelo face , quase ninguém se conhecia ao vivo , eu simone conhecia 2 rapazes , e alguns deles se conheciam em dupla.

INTEGRANTES
03 do Rio de Janeiro ( simone , Dani , Vini )
02 de Teresópolis ( Fabiano , Bráulio )
01 de Petrópolis ( Edson )
01 de Paraíba do sul  ( Jorge )

ABORTARAM A MISSÃO:
03 do Rio de Janeiro
01 de Niteroi
02 de Parati
05 de São Paulo
02 de Belo Horizonte

Marquei com os garotos da serra de dormir na minha casa e pedi 2 taxis para as 04:30h o bus saia as 06:00H.
Chovia muito mas decidimos não abortar a travessia pois a maioria das passagens não podia ser trocadas então la íamos nós.
O Casal Vini e Dani já me esperava na Rodoviária

Muita chuva no caminho mas chegando em Angra estava seco , porem nublado ( incrível rs rs ) descemos em Paraty as 10:30h ,não chovia!





Perdemos o horário do bus para Paraty Mirin o seguinte so sairia 3h depois , 


tivemos um momento stress de não saber o que fazer os garotos de Petro tinham negociado com um cara do barco 50 reais por pessoa , o cara depois queria 60 mas a barraqueira aqui fez um teatro e acabou que ele fez por 40 e la fomos nós 7 ,
02:30h de barco de Paraty até Pouso do Cajaiba.




No inicio foi aquela euforia , depois vem a lombeira e geral adormeceu.


Descemos em pouso na agua mesmo , pela cintura , mochilas pro alto sapatos em sacolas que foram atiradas para a areia.




o cheiro de comida me matava já passava de 13:30h 


O Grupo decidiu não parar para comer , eu voto vencido me rendi a democracia e seguimos.


Não tenho mais o desempenho de outrora , meu joelho esquerdo é muito bombardeado, e eu decidi que nada nessa vida vale eu bombardeá-lo mais então eu : Ando devagar , aborto subidas na cara dura , diminuo peso , e assim vai ... com isso eu me canso pois sou gordinha , tenho 45 anos e essas coisas.

Que comece as travessias \o/

TRAVESSIA POUSO X MARTINS 02/11/2012


Atrás das casas pelo lado esquerdo qdo esta de costas para o mar lá no fundo após a ultima vendinha , vai achar um caminho bifurcado em 3 com uma casinha
Tem 2 caminhos de degraus mas ... não são a trilha

  1. ESQUERDA Mirante do Cajaíba,
  2. MEIO casas de moradores.
  3. DIREITA a trilha
 Os garotos decidiram puxados pelo menino que guiava pegar a do mirante , eu e o casal decidimos não nos cansar logo de cara por um mirante pequeno , aproveitamos para ajeitar as mochilas e distribuir peso , quando os garotos voltaram pegamos o caminho da trilha que começa íngreme e cansativa mas depois é só descida leva-se +/-  2:00h para chegar a Martim, 1 hora subindo e 1 hora descendo, sempre num ritmo bastante tranqüilo.


No meio desse caminho tive meu 1º contato com as fofas do CEU SP que eu nem imaginava que salvariam meu feriado de forma tão humana .


Nessa mesma trilha no meio há uma entrada escondida pra esquerda que leva a SUMACA , testamos esse caminho voltando da Sumaca pra Martins pois ele é mais descida que subida , é estreitíssimo , escuro , vegetação bem densa e beeeeem bonito. MAS ISSO EU VOU CONTA MAIS NA FRENTE , voltando a Martins de Sá ...



Depois de umas 1:20h andando paramos para um bom descanso , batemos um papo , rimos um pouco e voltamos a andar ... um dos amigos inssitia em levar altos escorregões e tombos o que rendia boas risadas ,..... 40 minutos depois avistamos Martim de Sá e foi uma euforia só  
e logo chega no portão do bem caro camping do Seu Maneco  , 




Um conjuntinho de casas onde mora ele , mãe , 1 filho , os demais se mudaram para Pouso e Paraty , Seu Maneco vende de um tudo lá , café , comida , higiene pessoal , lanches mas tudo bem caro.



Não há eletricidade , o banheiro é bem sujo e sem papel ( Nov de 2012 ele estava construindo mais 2 )Preferi usar o mato mesmo , mas na ultima noite um temporal acabou com a barraca do casal amigo e todos dormiram na casa dele.


Há uma precária “ cozinha “ mas dá pro gasto.
A simpatia e gentileza do seu Maneco, a doçura dos gatinhos “gatunos” , 


a delicia do verde e do mar , compensam tudo de não muito legal que houver , basta relaxar e curtir.
A frente do camp , passando por cima de um riacho de água doce e um bambuzal bonito vem a praia de 500m a mais extensa da Joatinga de água gelaaaaaaaaaadas.


na 2a noite dormimos numa casa fantástica


a minha é a laranja antes da verde a irmã gemea era de São Paulo


Ponta final da Praia de martins de Sá é um belíssimo conjunto de pedras a água bate mais suave ali então é ali que as lanchas aportam


Dica de Localização

Martins de Sá dá entrada pra varias puxadas , mas 2 são bem definidas . De costas para o mar a sua :
  1. DIREITA terá a trilha para SUMACA
  2. ESQUERDA a travessia pavorosamente pesada para PONTA NEGRA.



Resumindo: Foi bacanérrima a experiência de MARTINS DE SÁ ! Voltarei no Carnaval de 2013.

TRAVESSIA MARTINS X PONTA NEGRA 03/11/2012

Acordamos as 06:30h para iniciar a travessia , mas os atrasos dos garotos marcou o inicio as 08:30h
Abortei o trecho em muitas lagrimas e soluço meu joelho não suportou, eram só rapazes nascidos e criados nas serras muito mais resistentes e preparados que eu , achei que seria um peso e abortei o que me deu uma dor que parecia tirar o ar , mas rapidamente fui recebida calorosamente pelo grupo de paulistas do CEU SP e enquanto eu enxugava as lagrimas elas já vinham me falando que íamos para Sumaca , que ia dar tudo certo que estávamos juntos e essas coisas que coloca a gente pra cima , decidi encarar e o casal amigo embarcou , a Monica líder deles tinha feito Sumaca umas 2 vezes há 10 anos atrás mas sagazmente ela lembrou o caminho e foi uma aventura bacana achar a Sumaca . Numa palavra PARADISIACA !


Erramos o caminho , voltamos e tome andar andar e andar ate que finalmente esia que surge a placa que a Monica recordava de 10 anos atras , UFA!! estávamos no caminho certo ,saimos da mata fechada e eis que nossos olhos avista ela SUMACA !!!



E TOME A ANDAR ANDAR E ANDAR , DESCIDÃO
e do nada deparamos com água doce no meio show de bola mas se perde mole mole nessa parte.



Estava mortaça qdo cheguei , o pé doía alucinadamente tava andando toda torta nao sei o que minha bota tem após 2h de caminhada a dor absurda começa na ponta dos dedos , ao avistar a sumaca eu  tava morta de fome , não sabia que seria uma pernada tão longa e ao ver uma casa verde de alvenaria e uma cabana na areia , me senti o Tom Hanks em O Naufrago - 
CIVILIZAÇÃO !!! HA HA HA 


a Sumaca tem um Camping onde o rapaz que toma conta " Manequinho " , colocou uma tapera pra vender comida caiçara e bebida , ele me deu pinga gelada de mel e canela de graça ha ha ha adoooooro!


Quando vc chega na Sumaca uma " Gang de Totós " vem de au au au pra cima de voce , mas é só  Manequinho dar 3 berros que eles viram um doce , na verdade eles passam fome , deu pena de ver as costelinhas do Nervoso e Nervosa.



Na volta da Sumaca na parte que bifurca para Martins x Pouso , desabamos por 15 minutos , respiramos fundo e decidimos:
Martins à frente . Foi por onde viemos mas subia pacas pra voltar
Pouso à direita . Não conhecíamos mas descia segundo a Monica relatou ,
OK ! Decidimos DESCER !!!... 



Afinal Somos ou não somos do mato ? Pegamos a desconhecida e metemos o pé ... 1h de trilha e chegamos de volta em Martins de Sá.


Seu Maneco por Radio Transmissor conseguiu lancha para as 06:00 da manha quando partiríamos para Ponta Negra , e assim fizemos no dia 03 , enquanto o povo se acabou nos 11km de travessia , fomos a sumaca , testamos trilhas , montamos roteiro para o carnaval , fizemos amizade com maravilhoso grupo que lá estava e pegamos dicas para novas explorações.


Estava muito feliz pois apesar de ter abortado por N questões a puxada , tinha conseguido meios de alcançar os meninos e de novo o grupo seguir completo ate o fim , nós 3 estávamos contentes em ir nos unir aos demais


TRAVESSIA PONTA NEGRA X SONO 04/11/2012

Acordamos 05:00h, esperamos na praia e 06:45H, ATRASADISSIMO apareceu o rapaz da lancha , numa incrível viagem em mar aberto num barquinho de pesca partimos em 3 para Ponta Negra ... numa palavra ? D E L I I I I I C I A A A !!!


enquanto esperava a lancha seu Maneco me dava dicas sobre um mirante alto de facil acesso cuja a trilha ele limpou e abriu , vou a cata dele no Carnaval. 




o barco voa com a quebrada das ondas e bate violento de volta . Tibummmm agua pros lados , gargalhadas mil foi mega legal , bonito e delicioso.




Chagamos na praia de Ponta Negra pelo mar aberto gritando Aeeeeh voces ai , eeeeeeeeeiiii ó nos aquiiii !!!



Pegamos os 4 rapazes batendo foto para partir e se assustaram em nos ver
Alguns minutos de caminhada o rapaz que guiava pegou errado e saímos em GALETAS praia formada somente por pedras, sem faixa de areia. 
Nesse momento chovia não deu pra fotografar ( essa foto abaixo não é minha ).


 voltamos , atravessamos as pedras e no canto esquerdo molhado íngreme e escorregadio no dia mas que deu pra passar de boa , cruzamos o rio dando as mãos uns para os outros pois escorregava bastante , 
cerca de 1:00h de caminhada em bom ritmo pois estava fresco e nublado , mas só garoava fino chegamos a bonita  e deserta praia de Antiguinhos ( a mais bela de todas , eu achei de verdade ). (minha preferida) 


continuamos a caminhar pois como garoava e o povo estava com maquinas caras ninguém parava pra foto , chegamos a praia de Antigos 


uns 20 minutos a mais de caminhada e lá do alto é que se vê a magnífica ( mesmo com chuva ) vista da praia do Sono liiiiiiiiiiiiinda vista lá do alto!


só que como chovia ha dias , a descida estava um quiabo só na baba , e eu com falhas no joelho me estrepei o bastão de carbono da Azteq se partiu eu rolei e quanto mais caia mais ele quebrava e com muito medo de um fim trágico na queda sem ninguém a frente os 2 garotos da serra meteram o pé sem nos esperar , então mesmo com os gritos que eu dava ninguém ouviu pois eu estava logo atrás deles enquanto os outros 4 do grupo batiam fotos la de cima , antes eu tivesse ficado com o pessoal de trás ... L cai e cai e cai !!!! 

Consegui numa cena de cinema me agarrar durante a queda num tufo de mato ( cortei o dedo e F%$#@* meus joelhos ), de cargueira , machucada , cansada , rolei o corpo pra aqui e ali e consegui ficar de 4 e depois fiquei de pé . desci muito dolorida cheia de hematomas pelos braços e pernas , arranhões e etc ... 

Vi uma faixa de água doce , como os garotos tinham sumido a frente , e os de traz demoravam , segui por esse rio fiquei meio nervosa ao perceber que estava indo errado , tava atordoada da queda , voltei e os 4 estava chegando no fim avisando que la de cima tinha avistado que a dupla da serra estava muito mas muito longe de mim , nem fiquei puta da vida ...


e seguimos afinal , eu toda arrebentada !!!! cansada , com fome e sem dinheiro 


É pela areia mesmo que emenda  na praia do Sono que estava cheia. é uma praia movimentada cheia de camps , quiosques , bem agitada. Tem musica alta , Funk tocando , sei la , curti nao!


Gritamos muito e muito os 2 laaaaaaaaaaaa na frente ate que eles pararam e nos esperaram , ao chegar relatei o acidente. Não sabia as condições de termino do percurso não tinha sido um tombinho bobo , um dos garotos que sabia o percurso meio que botou terror falando .. 

- Pow , sei lá e com vc ai mas assim é subida , num posso falar que é reto, num é nada de outro mundo , mas é subida né? Tem que ver ai o que vc vai fazer logo porque o pessoal quer ir andando!
Putz OOOODIOOOOOO MASTER aafff !!! 

Já não tinha mais grana , o casal amigo tava cansado eu toda F%$#@¨&  perguntamos quanto era a lancha para Laranjeiras e decidimos juntar nossos trocados , soma aqui conta ali conseguimos uma vaquinha pra pagar as 3.

Logo em 5 minutos descemos no ABSURDO condomínio das Laranjeiras onde somos humilhados e afrontados no direito de ir e vir ... numa arbitraria decisão a adm do condomínio colocou um serviço gratuito de kombis para transportar as pessoas pra fora do condomínio porque não querem transeuntes locais ou turistas caminhando palas intermináveis ruas do condomínio , 


( NÃO TENHO ADMIRAÇÃO NEM INVEJA DAQUELA GENTE TENHO REVOLTA SOCIAL ! É UM ABSURDO 70% DE PARATY PERTENCER HOJE A ESSE CONDOMÍNIO LARANJEIRAS DIVIDINDO A POSSE ENTRE ANTONIO ERMÍNIO DE MORAES E ROBERTO MARINHO ... TRISTE VIVER NESSE MUNDO )

No carnaval vou terminar essa travessia por Laranjeiras pois ao chegar em Paraty um dos rapazes que nunca tinha feito como eu me disse... 

Olha a de martins x ponta vc fez certíssimo , punk até pra gente que é homem acostumado desde criança , mas essa de Laranjeira , besteirinha dava vc ter ido de boa , tranquilona , tinha ate escadinha e corrimão ... Não vi dificuldade nenhuma ! 

Aaaaai que raiva , que sacanagem do carinha né não? mas Deus ta vendo !!!

Me F¨%$#@ toda fisica e financeiramente mas memorizei e foquei um monte de coisas pra voltar.
a Cia de Barco e de bus com o casal Dani e Vini estreitou nossos laços e fortaleceu os desejos triplos de voltar àquele local.


Chegamos afinal em Paraty ... banco!!!! Mercado !!! rs rs rs fui pro centro histórico caminhar , bater lindas fotos.. . 






comer , tomar uma boa pinga que não sou de ferro :)


As 15:20h meu bus saiu rumo ao Rio de Janeiro , chegando no Rio ESTAVA SOL !!!!!


Grupo bacana mas desanimado no final ( O CASAL FOI SHOW DO INICIO AO FIM PUTA PARCEIROS 100% ) , não teve comemoração , pós trilha , festa , senti muito essa desunião e falta de animação no final o grupo não tava 100% integrado e com isso não teve aquela farra final , estava partido ao meio.



DATA:
02 a 04/11/2012

LOCALIZAÇÃO:
Ponta da Joatinga - Paraty - RJ


DURAÇÃO:

3 dias contando a longa viagem de bus ida e volta ao Rio.

GASTOS PROGRAMADOS E EXTRAS:
  • R$ 118,00 Bus Rio x Paraty / Paraty x Rio
  • R$ 15,00 racha do Taxi Novo Rio
  • R$ 40,00 chorado no barco para Pouso
  • R$ 30,00 chorado no camp Martins de Sá
  • R$ 15,00 de um feijão muquirana de sem vergonha na Sumaca , mas ganhei pinga!
  • R$ 55,00 no "restaurante" do seu Maneco
  • R$ 50,00 na lancha pra Ponta Negra
  • R$ 25,00 na Lancha pra Laranjeiras
  • R$ 5,00 de bus
  • R$ 12,00 de Lanche na Rodo de Parati
  • R$ 30,00 no mercado com vinho , creme de leite , provolone e pão.
tinha planos de gastar R$ 180,00 gastei R$ 380,00 sorte que havia uma grana na minha carteira que não era minha , o jeito foi usar ... fazer o que ??

Acesso a Paraty:

Acesso do Rio pela 

Acesso de São Paulo pela

Acesso de Belo Horizonte pela ( até Angra )

Acesso de Angra a Paraty pela


RESUMO: foi muuuito legal mas podia ter sido PERFEITO !!!

MISSÃO : fazer tudo de novo e dessa vez PERFEITO !!!

e o casal vai junto \o/ 



3 comentários:

  1. OBS: O "Grupo" em si era legal , não era 100% unido mas eramos estranhos praticamente com ritmos e costumes de caminhada muito diferentes , então causou uma certa divisão mas no geral foi show!
    a questão do pós trilha é um costume do Rio a gente "comemorar" a conquista , mas nem todos tem esse costume , achei muito desanimado , faltou aquela foto bacana de todos juntos dando aquele uraaaa !
    Mas eu e o casal ficamos em Martins , depois viemos de Barco teve esses contratempos , mas ta de boa valeu pacas e como valeu a experiência , agradeci aos montes ao rapaz que nos levou , show de bola !

    ResponderExcluir
  2. Daora heim, eu e minha namorada queremos fazer essa travessia, mas partindo de Paraty Mirim por trilha e tentar chegar no Sono rsrs mas pra isso é necessário, tempo e din din e também pessoas PONTA FIRME! rs daora a aventura de vcs.

    Abraços.

    ResponderExcluir