Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de abril de 2010

corset , corselete , corpete , espartilho



ESPARTILHOS


CORSETS

A história da lingerie começa por volta do segundo milênio antes de Cristo. Em Creta, as mulheres usavam um corpete simples que sustentava a base do busto, projetando os seios nus. Essa "moda" era inspirada na Deusa com Serpentes, ideal feminino da época. Na Idade Média, surgiram os ancestrais do corselete. Um deles era a cota, uma túnica com cordões. O outro era conhecido como bliaud, uma espécie de corpete amarrado atrás ou nas laterais, que apertava o busto como uma couraça e era costurado à uma saia plissada. O sorquerie era uma cota muito justa também conhecida como guarda-corpo ou corpete. E havia ainda o surcot, um colete enfiado por cima do vestido e amarrado.

Só no final da Idade Média, em torno do século XV, durante o ducado da Borgonha, é que as mulheres nobres passaram a usar um largo cinto sob o busto que, além de sustentar os seios, faziam com que eles parecessem mais volumosos


Somente no século XVIII é que as mulheres começam a respirar, literalmente, um pouco mais aliviadas. É que as hastes de madeira e metal foram substituídas pelas barbatanas de baleia. Os decotes aumentaram e os corseletes passaram a ser confeccionados para comprimir a base do busto, deixando os seios em evidência.


Também foi nesta época que os corseletes ganharam sofisticação. Eram bem trabalhados com bordados, laços e tecidos adamascados. E, a partir de 1770, junto com as idéias iluministas que culminaram com a Revolução francesa, houve uma espécie de cruzada anti-espartilho. Médicos, escritores, filósofos militavam contra os corseletes. No século XIX, as crinolinas (anáguas confeccionadas com tecidos rígidos, feitos de crina, para armar as saias), praticamente desapareceram. Mas o corselete permaneceu na moda. Em 1832, o suíço Jean Werly abriu a primeira fábrica de espartilhos sem costuras. E, em 1840, foi lançado um modelo com um sistema de de cordões elásticos. Isso permitia que a mulher pudesse, ela mesma, vestir e tirar a peça sozinha. Além do corselete, as roupas íntimas eram compostas por calças que chegavam até os joelhos, cheias de babadinhos.


Do século XV ao XVI, durante o Renascimento, a roupa íntima feminina ficou ainda mais rígida. É nesta época que surgiu o corps piqué, um corpete pespontado que apertava o ventre, afinava a cintura e deixava os seios com aspecto de cones. Esta peça era construída com uma haste, que muitas vezes era feita de madeira de buxo ou marfim. Havia, ainda, uma haste de metal central que, em alguns modelos, chegava a pesar até um quilo.


Essas hastes eram trabalhadas com gravuras e inscrições, pois, de acorddo com os costumes da época, podiam ser retiradas e exibidas em sociedade depois de um lauto jantar. No entanto, estes corpetes começaram a causar polêmica entre médicos esclarecidos, pois comprimiam órgãos internos, causando entrelaçamento de costelas e até a morte.


A partir de 1900, o espartilho começou a se tornar mais flexível. Os balés russos de Serge de Diaghliev faziam muito sucesso em Paris. E seus trajes neo-orientais inspiraram costureiros como Paul-Poiret e Madeleine Vionnet que inventaram roupas que formavam uma silhueta mais natural. Em 1904, a palavra soutien-gorge (sutiã) entrou no dicionário francês.

E em 1913, Mary Phelps Jacob inventou o sutiã, vendendo a patente para a Warner Company. No ano seguinte, 1914, com o início da Primeira Guerra Mundial, a mulher teve de trabalhar nas fábricas. Isso fez com ela precisasse de uma nova lingerie que lhe permitisse movimentação. Por isso, o espartilho foi substituído pela cinta.

OUTRAS FONTES: http://entrerios.wordpress.com/2009/03/21/a-volta-do-espartilho/
Os primeiros espartilhos surgiram no século XVI e a principio eram usados com um único intuito: disciplinar a postura. Com o passar do tempo a peça conquistou o guarda-roupa feminino e se transformou em um forte aliado, pois controlava o que podemos chamar de formas naturais do corpo, ou seja, davam suporte aos seios, deixavam a coluna ereta, mantinham a cintura em seu devido lugar e, não bastasse isso, eram símbolo de sensualidade e elegância.


Naquela época, como vocês já devem imaginar, os espartilhos eram confeccionados com materiais rústicos e não muito confortáveis, como por exemplo: junco, tecidos pesadamente engomados (que atualmente são usados em tapeçarias, entre outros) e cordões. Foi exatamente por isso que no decorrer século XX, com a chegada do sutiã (feito de algodão), as mulheres acabaram largando mão dos espartilhos. A regra básica agora era conforto, ainda que isso significa-se perder todos os benefícios citados no começo do post.

<span class=
Corset versão atual

Só agora, no início do século XXI, com a constante reinvenção da moda e o avanço da tecnologia os corsets (como também são chamados) fizeram as pazes com as mulheres e voltaram ao guarda-roupa feminino. Os materiais de hoje, obviamente, são outros e os acabamentos então nem se fala.

Para você que vai comprar seu primeiro corset, é interessante saber de algumas coisas. RECOLHIDO DO SITE SOMBRIA ELEGANCIA CLIQUE NA PALAVRA E VÁ DIRETO A ELES. Existem vários tipos de espartilhos para todos os gostos, seja para usar debaixo de alguma roupa, seja para usá-lo sozinho apenas. Também pode ser usado como um apelo sexual, com grave risco de vulgaridade.

Corset x Corpete

Apesar de ser estruturado e ter costuras reforçadas, o tradicional corpete de tafetá de formandas está longe de ser similar ao corset.
O corset é uma peça rígida, resistente, construída através do uso de entretela e várias camadas de tecido. Sua compressão se deve tanto a esses materiais quanto ao posicionamento das barbatanas, geralmente feitas de aço flat. A finalidade do corset é estética: sua compressão constante acaba por deslocar para dentro as costelas flutuantes e, a longo prazo, altera a silhueta. Coisas que um corpete não faz.
Corset mata?
Já matou, cof cof cof. Há, na literatura jornalística, relatos de mulheres que perderam suas vidas com perfurações de órgãos por excesso de compressão do corset, mas, em se tratando de jornais dos séculos passados, os tablóides de hoje são até bastante fiéis à realidade… As modelagens de corsets antigos eram bastante diferentes das de hoje, que buscam aliar conforto à elegância. Se você passar 24h de corset, isso certamente afetará sua saúde de alguma maneira. Eu já experimentei passar 18h com o meu bem apertado e no final do dia não estava me sentindo exatamente bem; é algo a não ser repetido.
TIPOS ATUAIS DE CORSET :
fonte LUXURY-F

UNDERBUST São corsets abaixo do busto, devem ser usados com blusas por baixo, o que garante uma maior diversidade de combinações e variações de uso da peça. Podem ser usados por cima ou por baixo da roupa, tudo depende da finalidade de seu corset.

OVERBUST São corsets inteiriços, podem ou não ser usados com segunda pele por baixo. Geralmente, menos versáteis do que os underbusts. 

TIGHT LACING - MIDBUST Corsets especiais para o treino de redução de cintura, em tecidos leves e com detalhes mais discretos que não comprometem o uso e a versatilidade do corset. 

WAIST CINCHER São bem menores do que os underbusts e seu trato é somente na região da cintura, não cobrindo o tórax e a bacia. Também podem ser usados por cima ou por baixo da roupa, tudo depende da finalidade de seu corset.

EXEMPLOS DOS 4 TIPOS DE CORSET:

fonte: Sombria Elegancia

 OVERBUSTS

UNDERBUST TIGHT LACING - MIDBUST
WAISTCINCHER
No site da Madame Sher encontrei um deslumbre visual de belíssimas peças dignas de serem classificadas como alta costura . todos os modelos , tecidos e ainda dispõe de saias magnificas para compor o look.

no Site da Black Cat somos brindados com uma delicia de peças únicas , cuidadosamente organizadas por séries , com meios de contato e informações legais.

A SATURNINE CORSETS além do site , tem um perfil muito legal no orkut , vale à pena dar uma conferida , o trabalho apresentado é de 1ª e ela ainda faz um alerta sobre sites falsos que anunciam com fotos de outros ( coisa feia ) não estão mostrando um trabalho proprio e sim o que outro fez ( ai , ai , ai ).

Para nosso deleite um pouco dos corsets da Saturnine Corsets

http://www.absolutecorsets.com/corset-dresses.htm No site Absolute Corsets encontrei verdadeiras Pin Ups

LISTA DE FABRICANTES BRASILEIROS DE CORSETS

  • SÃO PAULO: Madame Sher ; Black Cat ; Luxury-F ; L’Ange Noir ; Ginger ; Kiss Me ; Only For Ladies ; La Sorcière ; Saturnine ; Fetish Furrys
  • RIO DE JANEIRO: Madame Rouse
  • CEARÁ : Marcelo Lima
  • BAHIA : La Belle Fleur
  • RIO GRANDE DO SUL : Juno ; After Dark
  • PARANÁ : A Dita de Alice
  • GOIÁS : Von Sandhur
  • MINAS GERAIS : Carla Almeida ; Au Revoir

38 comentários:

  1. amei..tudo que eu queria, está aqui...valeu!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Gostaria do endereço: Juno; After Dark pois eu moro no RIO GRANDE DO SUL
    Att,
    Luciane Batista
    Telefone 051: 34655048
    e-mail: batisp@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. oieee! adoreiii tudooo!
    gostaria do endereço do:JUNO< AFTER DARK.
    eu moro em Porto Alegre no RS
    Renata Furaste
    051.84215966
    e-mail: renatafuraste@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. adorei todos tem como me mandar as fotos por email se puder obrigada

    ResponderExcluir
  5. oi linda matéria
    gostaria do endereço do:JUNO< AFTER DARK.
    eu moro em Garça interior de SP
    Ellen Dumont
    e-mail: ellencdumont@hotmail.com
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom dia gostaria do endereço do Juno, moro em porto alegre, já tentei contato com eles várias vezes e não obtive exito, preciso encomendar um... mas eles não respondem... parece até que não querem vender!
    meu e-mail: andressaespinosa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. OI sou de Belo Horizonte e gostaria de um endereço de onde eu posso encontra corset para compra tenho muito interesse e-mail:juliennegoncalves@oi.com.br

    ResponderExcluir
  8. oi eu adorei eu quero saber onde eu acho
    verinha_gteixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. oi eu sou de santa catarina-brusque como façõ pra comprar onde encontro na região ?
    email- bhaby90@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. olatenho loja e gostaria de comprar moro em porto alegre tem como me passar o telefone da fabrica.
    lianeguaiba@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. na verdade, eu gostei desse: http://2.bp.blogspot.com/__OzjeFMmTE4/S9YOP1J2M4I/AAAAAAAABDc/7p8txBnMAFw/s400/underbust-corset.jpg
    como faz? rs

    ResponderExcluir
  12. Oie, Moro no Recife Pernambuco capital, adorei sua postagem deve ter dado trabalho. Mas vc saberia informar se exite aguma loja proxima a mim com esse tipo de confecção?

    Obg

    ResponderExcluir
  13. oi td bem Sisi da uma olhadinha no meu orkut e no meu facebook.
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4124381522827837471&rl=t

    ResponderExcluir
  14. http://www.facebook.com/editprofile.php
    meu facebook da uma olhada lah bjsssss

    ResponderExcluir
  15. como fasso para poder comprar um corset destes nao encontro en nenuma loja moro em porto alegre

    ResponderExcluir
  16. http://www.starsexystore.com.br

    Lindíssimos corseletes!

    ResponderExcluir
  17. ho amiga mim passe o telefone do Von Sandhur por favor por que moro aquir perto bjos obrigada...
    meu Email 13lbcm@gmail.com 82760866

    ResponderExcluir
  18. Olá, muito bom esse conteúdo. vc poderia enviar o contato dos fabricantes por gentileza?
    essenciadapele@live.com
    grato

    ResponderExcluir
  19. As suas dicas de como usar um corpete e o seu efeito são muito uteis adorei...Parabens está aqui um Blog maravilhoso o qual eu me adicionei como vossa seguidora..Bjos

    http://www.lovely-styles.com/index.html

    A sua loja mais IN de CORPETES ESPARTILHOS da Net.
    Visita nosso site e página no Facebook converse comigo e esclareça as suas duvidas ... Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa , que legal voltar aqui e ver isso , na verdade tem uns 5 anos que nao escrevo mais sobre moda , apenas sobre fotografia , eu amo história da moda , as gafes de 2015 me stressam , ha ha voltarei a escrever sobre historia da moda.

      Excluir
  20. ola gostaria de saber qual desses fabicantes vc sabe se eles vendem para revendedoras e qual deles, pois quero revender
    adorei seu blog

    ResponderExcluir
  21. gostei de++++ bem bonito lindo e muito elegante

    ResponderExcluir
  22. Ola, sou de Belo horizonte e gostaria de saber o endereço de MINAS GERAIS : Carla Almeida ; Au Revoir. Tenha muita pressa e interese. Obrigada
    email:jessica.costapereira@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. quero muito o endereco da loja em recife meu msn e penellopecharm@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  24. Gordinhas podem usar Espartilhos ou coisa parecida

    beijos, lucianapinup@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de saber mais detalhes destes corselets principalmente aqueles inteiros que são amarrados do lado ou a traz, tenho 85 kg, não sei se posso usar , se tem para o meu tamanho .Gostaria de saber se fazem no cartão e o preço.
    meu email é rosanelenzzi@gmail.com

    ResponderExcluir
  26. Gentii que post maneiro, super amei as dicas.

    Muito obrigada por compartilhar querida.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  27. SISI EU COMPREI UM MUITO BOM !!!!!! E ESTOU QUERENDO REVENDER SABES O CONTATO DESSE PESSOAL DO RIO GRANDE DO SUL? MORO AQUI NO EXTREMO SUL NA CIDADE DE RIO GRANDE E GOSTARIA DESSES CONTATOS.
    BJOS ADOREI SEU BLOG

    OBRIGADA PELAS DICAS
    MEU EMAIL ADD MICHA.JR@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  28. Olá, conheça meu trabalho: www.kakaucorset.mercadoshops.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá SISI!
    Adorei os corselets e gostaria de comprar um.
    Sou do Rio de janeiro.
    Meu e-mail é anny_elloyse@hotmail.com
    Aguardo seu contato.

    ResponderExcluir
  30. eu revendo corselets meninas
    entrem em contato

    aislasutil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  31. oii sisi nossa achei todos lindos eu moro em Belo Horizonte e nunca acho lugar nenhum onde eu posso comprar um. Se puder me manda um endereço de uma loja onde eu possa acha-los iria amar desde já te agradeço
    luizamara8@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber onde compro em bh Esprtilho

    ResponderExcluir
  33. OLa tens como me passar. Contato do representante de porto legre.
    Tairini_cassieli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. OLa tens como me passar. Contato do representante de porto legre.
    Tairini_cassieli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Pesoal , escrevi essa materia ha anos atras com consultas de livros e sites , não conheço as lojas pessoalmente , nao todas , mas é possível encontrar venda dos itens pesquisando com certeza na cidade de todos deve ter algo.

    quanto a mandar fotos da matéria por e-mail , desculpe mas nao rola , são de pesquisas eu deleto depois de usar.

    Abraços a todos. desculpe nao ter os telefones e e-mails que pedem de porto alegre , nao tenho mesmo :(

    ResponderExcluir